Muitas empresas ainda não se deram conta da complexidade e dos impactos que a entrada em vigor da nova etapa do Sistema
Público de Escrituração Digital - SPED vai causar em suas operações, notadamente nos seus processos operacionais e no seu sistema de gestão empresarial: a Escrituração Fiscal Digital EFD-PIS/Cofins. Esta apatia acontece por diversas razões, mas na maioria dos casos é por desinformação, ou pela cultura bem brasileira de se deixar tudo para última hora, ou até mesmo por acharem que a nova versão do seu ERP a ser liberada pelo fabricante irá resolver tudo "automaticamente", o que é um enorme engano.
Artigos e publicações sobre Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Inovação
Imagem
Tendências para os ERPs
Poucos sistemas são tão eficientes para a gestão empresarial do que o ERP (do inglês Enterprise Resource Planning). Ele é o "coração" das empresas, integrando todos os seus processos operacionais e gerenciais, tendo atingido um excelente grau de maturidade. Entretanto, diante das rápidas mudanças que estamos vivendo no mundo dos negócios e do surgimento de inúmeras tecnologias empresariais, algumas delas já apresentadas neste blog, veremos evoluções impactantes nestes tradicionais sistemas.
Neste post abordaremos seis destas principais tendências em relação aos sistemas ERP, parte delas já anunciadas pelos fabricantes, outras coletadas junto aos institutos de pesquisa especializados em TI e outras ainda compiladas à partir de minha experiência e observação dos nossos clientes e parceiros.
Redes Sociais Corporativas
O fenômeno das redes sociais em todo o mundo é amplamente conhecido, comentado - até virou filme - e vem revolucionando a forma como as pessoas interagem e trocam suas experiências pela Internet. Mais recentemente, as redes sociais também estão sendo usadas pelas empresas com múltiplos propósitos, e estão mudando a forma de colaboração entre seus funcionários e também na sua cadeia de relacionamento, com clientes, fornecedores e parceiros de negócio. Neste post eu pretendo dar uma "pincelada" sobre este fenômeno e comentar algumas tendências que já são possíveis de se vislumbrar.
Computação em Nuvem (Parte 2)
A computação em nuvem é uma realidade que está batendo também à porta do mundo corporativo, com muito mais insistência do que se imagina. Dando continuidade à primeira parte deste artigo, vamos comentar um pouco sobre o uso da cloud nas organizações à partir da descrição de alguns serviços oferecidos por importantes players do mercado.
Computação em Nuvem (Parte 1)
Muito se tem escrito sobre o tema computação em nuvem, do termo em inglês cloud computing, mas ainda pairam muitas dúvidas sobre o conceito e como isso afetará – e já está afetando – as pessoas e as organizações. Por esta razão, resolvi escrever um artigo sobre o tema procurando “conectá-lo” com exemplos práticos, desde os mais simples, de ordem pessoal, até os mais complexos, usados por organizações, sempre à partir da perspectiva do usuário e não do provedor do serviço. Com o conjunto de exemplos, acredito que ficará mais fácil assimilar o conceito.
Mobilidade Empresarial
Com esta postagem eu inicio uma série de artigos relacionados com Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Mobilidade, sempre buscando dar um enfoque objetivo e prático, compartilhando minha vivência e observações sobre o comportamento empresarial, à luz dos meus clientes, fornecedores e parceiros. Espero que gostem!
Bem, já faz algum tempo que os smartphones entraram de vez no cotidiano corporativo, principalmente com o uso de emails, agenda e mensagens instantâneas (SMS). O Blackberry, da canadense RIM, foi pioneiro neste movimento. Depois vieram outros fabricantes como Nokia, Motorola e o estrondoso sucesso da Apple com o iPhone.
Assinar:
Comentários (Atom)



